Mensagem | Núnciatura Apostólica


DOM EDGARD COSTA BERGOGLIO 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO DO BRASIL

A todos que tomarem conhecimento destas presentes letras,
saudação, paz e bênção no Senhor!

Brasília, 26 de setembro de 2025

Com grande júbilo e espírito de comunhão eclesial, a Nunciatura Apostólica no Brasil, em nome do Santo Padre e em união com toda a Igreja, eleva a Deus hinos de ação de graças pela chegada e acolhida fraterna de Dom Jeckson Vinícius e Dom Gabriel Oliveira, que, pela graça do Espírito Santo, foram chamados a desempenhar o serviço do episcopado nesta terra brasileira, como pastores segundo o coração de Cristo.

A missão confiada a estes novos sucessores dos Apóstolos é sinal claro de que o Senhor nunca abandona o Seu rebanho, mas suscita sempre pastores dedicados que conduzem o povo de Deus pelos caminhos da fé, da esperança e da caridade. O múnus episcopal, dom e tarefa de grande responsabilidade, exige fidelidade, coragem e profunda humildade, virtudes que se unem à graça sacramental recebida pela imposição das mãos e pela oração da Igreja.

A Nunciatura, na pessoa do Sr. Núncio deseja que, Dom Jeckson Vinícius e Dom Gabriel Oliveira, animados pelo ardor missionário, pela oração constante e pela vida sacramental, possam iluminar os corações dos fiéis, edificar a unidade do Corpo de Cristo e testemunhar, com simplicidade e firmeza, a beleza do Evangelho. Recordamos as palavras de São Paulo: “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos, sede fortes. Tudo entre vós se faça na caridade” (1Cor 16,13-14).

Sejam vossas vidas, queridos irmãos no episcopado, uma oferta diária ao Senhor e um reflexo da bondade do Bom Pastor que conhece as suas ovelhas, as guia e dá a vida por elas. Que, unidos ao povo que vos foi confiado, possais ser sinais vivos da ternura de Deus, defensores da dignidade humana e anunciadores incansáveis da paz e da misericórdia.

A Nunciatura Apostólica, por sua vez, reafirma sua plena disponibilidade em acompanhar-vos neste início de missão, oferecendo proximidade, oração e apoio constante. Acolhei, pois, este gesto de boas-vindas que brota do coração da Igreja e que deseja vos ver sempre perseverantes e fecundos em vosso serviço pastoral.

Que a Virgem Santíssima, Mãe da Igreja, vos cubra com seu manto de proteção, e que São Pedro e São Paulo intercedam por vosso ministério, para que o Evangelho floresça ainda mais nesta nação.

Em Cristo, Senhor da História,



+ Dom Edgard Costa Bergoglio
Núncio Apostólico do Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem