3° DIA DO TRÍDUO EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA 2025
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA, BRASÍLIA, DF.
NOVENA SOLENE COM
PE. SÁVIO RODRIGUES
PROCISSÃO DE ENTRADA
Quando todos estiverem preparados, inicia-se o canto e organiza-se a procissão de entrada. Ao chegar ao altar, o pregador retira a mitra, faz apenas uma reverência sem beijá-lo, incensa a imagem de Nossa Senhora Aparecida e dirige-se à cadeira da presidência.
ORAÇÃO INICIAL:
Pres.: Em nome do Pai e do Flho e do Espírito Santo.
Pres.: Fazei-me digno de vos louvar, Ó Virgem Imaculada.
Todos: Dai-me força, defendei-me contra os vossos inimigos.
Pres.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos: Assim como era no princípio, agora, e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
Pres.: Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens, Senhora da Conceição Aparecida padroeira Nossa.
Eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vo-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro.
Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias.
Sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe.
Atendei-me desde vosso Augusto Santuário, naquela insigne imagem pela qual já nos trouxestes inúmeras bênção e Benefícios. Mostrai que sois a Senhora destas terras e deste povo; confirmai o vosso Padroado sobre nós, nos alcançando as graças e os auxílios que tanto necessitamos.
Pres.: Ó viva luz de santidade e exemplo de pureza, Virgem e Mãe, Maria Santíssima, vós, apenas concebida, adorastes profundamente a Deus e lhe destes graças, porque, por meio de vós, levantada a antiga maldição, desceu uma grande bênção sobre os filhos de Adão.
Ah! Senhora, fazei que esta bênção acenda no meu coração um grande amor para com Deus; inflamai-o, para que, constantemente ame o mesmo Senhor, e depois goze eternamente no Paraíso, onde possa dar- lhe as mais vivas graças pelos singulares privilégios a vós concedidos e possa também ver-vos coroada de tamanha vitória.
Reza-se: Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Em seguida, reza-se a Novena da Imaculada Conceição:
NOVENA DA IMACULADA CONCEIÇÃOHINOVirgem preservada
Da culpa de Adão,
Das nossas misérias
Tende compaixão.
Sois Mãe da pureza,
Toda a santidade,
Pede-nos propícia,
Pela vossa bondade.
Fuja de nós a culpa,
Como envergonhada,
Pois sois nossa Mãe,
Nossa advogada.
A graça triunfe
Da nossa dureza,
Valei-nos ó Virgem,
Ó Mãe da pureza.
Pelo mistério augusto
Da vossa Conceição,
Livrai-nos, Senhora,
Das garras do dragão.
Em corpo e alma
Subistes a Deus,
Lembrai-vos, Senhora,
De nós, servos seus.
Do alto dos Céus,
Onde já habitais,
De nós, miseráveis,
Não vos esqueçais.
A Jesus, vosso Filho.
Glória seja dada,
E à Trindade Única,
Por vós louvada. Assim seja.
Antífona
Muitas filhas juntaram riquezas. Vós à frente de todas, sem de alguma ser igualada, a todas, porém, tendes excedido.
℣. Estão cheios de graça os vossos lábios.
℟. Por isso Deus vos abençoou para sempre.
Oremos: Concede, misericordioso Deus, um esforço grande à nossa fragilidade, para que os que celebramos a memória da Santa Mãe de Deus, com o auxílio da sua intercessão ressuscitemos das nossas iniquidades. Pelo mesmo Senhor Jesus Cristo. Amém.
3° DIA(Novena da Imaculada Conceição)
Meditação
Eu vos conjuro, filha de Jerusalém, de lhe anunciar que desfaleço de amor.
Quais são estas filhas de Jerusalém que a Mãe do Salvador convida a falar do seu amor a seu amado? Habitantes da Jerusalém celeste, que sois testemunhas dos transportes que unem o Filho à Mãe, só vós o podeis dizer. Talvez que todos juntamente possais apreciar, pela extensão das vossas luzes, a languidez que sobre a Terra consumia o coração da mais santa e da mais amante das mães. Vós, Virgem Santa, estais sobre a Terra; mas, podereis vós aí viver? Não, porque o amor é mais forte que a mesma morte; a Terra não é digna de vos possuir; filha de Deus, vosso Pai vos chama; esposa de Deus, vosso celeste Esposo vos chama; Mãe de Deus, vosso amado Filho vos chama.
Ó vós, que tendes relações tão estreitas com a Santíssima Trindade, subi ao Céu; fazei vossa entrada triunfante, encostada sobre vosso amado. Mandai a corte celeste:; porém, mandai-lhe vigiar no deserto, que acabais de deixar! Vós tendes sido nossa e nós temos necessidade de vós.
E poderemos nós ficar sobre a Terra sem a vossa companhia? Ah, ela é a habitação de todos os males! Longe de Deus tudo é enojo, desgosto, tédio, enfermidade, miséria! Ó mundo, quanto teus bens, tuas felicidades, teus prazeres são desprezíveis! Ó vaidade, ó nada, ó pecado! Belo Céu, quando entrarei no número de teus habitantes? Eu não quero senão a meu Deus! Ele é o meu tudo! Quando, pois, verei, ó Rei imortal! Ó meu Criador! Ó meu Pai! Que não deseje eu ser dissolvido, para me unir com Cristo, como um S. Paulo! Que não morra eu de pesar de não poder morrer como uma S.Teresa!
Ó Santa Mãe de Deus, alcançai-me, graça de salvação! Quanto serei feliz se depois desta novena, que tive a felicidade de fazer pelo vosso socorro, eu empregue e termine meus dias em vos amar, e em servir a vosso divino Filho para ir bendizê-lo e amá-lo conosco nos séculos dos séculos! – Ó Maria, concebida sem pecado; rogai por nós, que recorremos a vós!
Reza-se três Ave-Marias.
Jaculatória
℣. Virgem Imaculada na vossa Conceição.
℟. Alcançai, eu vos rogo, de meus crimes o perdão.
Colóquio
Ó Maria, nossa Mãe e nosso modelo, afeiçoai nossos corações à imitação das vossas admiráveis virtudes, e sobretudo aquelas que Jesus tem mais direito a esperar de nós. Oh! Derramai sobre nós, com vossa misericordiosa liberalidade, esses raios de luz sobrenatural que, fazendo-nos apreciar a sublimidade do nosso estado, nos encham da santa unção da graça, a fim de que nos aproveitemos de todos os meios que nos são dispensados para aí chegarmos. E vos pedindo, ó Maria, estas graças de perfeição e o dom precioso de perseverança, de vos invocar debaixo deste título tão glorioso para vós e tão delicioso para o Coração do vosso Filho; mostra, Senhora, que sois nossa Mãe, receba por vós nossas orações aquele Senhor que de vós por nós nasceu. Assim seja.
ORAÇÃO SOLENE
Ó Maria, Mãe toda amável, que tendes assistido ao vosso Filho sobre o Calvário, rogai, ah, rogai por nós pobres pecadores, agora e na hora da nossa morte! Quando amanhecerá o dia de meus últimos combates com o Inferno? Eu o ignoro, ó minha Mãe! Derramai, pois, hoje sobre mim estas graças abundantes, que dispõem para bem morrer! No artigo da morte, ó Maria, assisti-me. Rogai por nós, que talvez não possamos orar, mas que tanto tem custado a vosso divino Filho e que a vós mesma tem custado tantas lágrimas, tantas dores, tantos cuidados! Virgem fiel, mostrai, e sobretudo então, que sois nossa Mãe! Sede nossa advogada nesse terrível momento em que todas as nossas faltas se levantam contra nós para nos condenar, ou nos desesperar. Nós teremos muita necessidade da vossa misericórdia, assisti-nos poderosamente então!
O Céu e a Terra sabem que aqueles que estão cobertos da vossa proteção não poderão acabar: protegei-nos, ó Maria, cheia de bondade; eu ponho no seio da vossa maternal ternura o meu corpo, com todos os seus sentidos e minha alma, com todos os seus pensamentos e afetos! Oh, então as criaturas, meus amigos mesmo, talvez se esquecerão de mim, me abandonarão! Ó minha Mãe, não vos esqueçais, não me abandoneis!
Fazei que me lembre de vos invocar frequentemente com a boca e com o coração! Alcançai-me morrer pronunciando o nome de vosso divino Filho, e do vosso casto esposo e o vosso, ó terna Mãe, Porta e Rainha do Céu! Virgem cheia de clemência, nós nos escondemos no vosso Santo Imaculado Coração: introduzi-nos no de Jesus, e conduzi-nos ao Céu. – Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós!
LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Pres: Irmãos e irmãs, elevemos agora o nosso coração a Deus, pedindo a intercessão da Santíssima Virgem Maria. Que esta Ladainha, que iremos rezar com fé, suba ao Céu como um hino de amor e confiança na Mãe de Deus e nossa Mãe.
Entoa-se a ladainha e todos em seus lugares permanecem de pé, o celebrante pode ir a frente da imagem da Mãe Aparecida.
Pres: Deus de bondade, que nos destes Maria como Mãe e intercessora, acolhei benignamente as preces que vos apresentamos por meio dela. Concedei-nos, Senhor, por sua intercessão, as graças que mais necessitamos, e fazei de nós verdadeiros discípulos de Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.
PARTILHA DA PALAVRA:
Faz-se a proclamação do Evangelho, seguido do momento de pregação.
D: O Senhor esteja convosco.
T: Ele está no meio de nós.
D: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Lucas
T: Glória a vós, Senhor.
D: Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.
D: Palavra da Salvação.
T: Glória a vós, Senhor.
Pres.: Irmãos e irmãs, proclamemos a grandeza de Deus Pai todo-poderoso! Ele quis que Maria, Mãe de seu Filho, fosse celebrada por todas as gerações.
Leitor: Peçamos humildemente: Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!
Todos: Nossa Senhora Aparecida, rogai a Deus por nós!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Pio, para que, amparado por Maria, conduza a Santa Sé do Minecraft no caminho do serviço e da misericórdia, rezemos ao Senhor.
2) Pela Santa Igreja de Deus, para que, inspirada por Maria, seja sempre firme na fé, na esperança e no testemunho da caridade, rezemos ao Senhor.
3) Pelo povo brasileiro, que espera e confia na intercessão da Virgem Maria, para que seja sempre mais acolhedor, justo e fraterno, rezemos ao Senhor.
4) Para que a Virgem Maria, a Senhora da Conceição Aparecida, continue a interceder pelos excluídos e pelas necessidades materiais e espirituais do povo brasileiro, rezemos ao Senhor.
ORAÇÃO FINAL:
Diante da imagem de Nossa Senhora, reza-se:
Pres.: Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe celestial, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-nos em nossas fraquezas, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Canta-se o hino enquanto a imagem é incensada.
Pres.: Ó Maria Concebida Sem Pecado.
Todos: Rogai por nós que recorremos a Vós.
Pres.: Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Todos: Rogai por nós.
Pres: Ó Senhora da Conceição Aparecida, mostrai que sois a padroeira da nossa pátria e a mãe querida do povo brasileiro! Abençoai, defendei, salvai o vosso querido Brasil.
Todos: Amém.
BENÇÃO FINAL:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Pres.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho, + e Espírito Santo.
Todos: Amém.
Pres.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.
Entoa-se o canto final.